Ao contrário do que muita gente pensa, o corpo também precisa de gordura, principalmente das gorduras do bem. Aquelas de origem vegetal, conhecidas como insaturadas e que podem ser encontradas nos diversos tipos de óleo de cozinha. Ele ajuda no transporte de vitaminas pelo organismo, é fonte de energia e ainda regula o funcionamento do intestino, Deve estar presente na alimentação, mas em doses moderadas.
E fique atenta, pois quando submetida ao calor muito forte, seja qual for, perde valores nutricionais e libera toxinas nocivas. Quanto mais alta a temperatura e maior o tempo de aquecimento, mais prejudicial.
Algodão: livre de gordura trans, é fonte de vitamina E e ômega 3 e 6. Combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Suas características são mantidas após o aquecimento no processo de fritura, diferente dos outros óleos.
Coco: estudos recentes mostraram seus efeitos benéficos na diminuição do colesterol ruim (LDL) e na elevação o colesterol bom (HDL), também aumenta a saciedade e auxilia quem tem diabetes tipo 2 a manter os níveis de glicose no sangue sob controle.
Milho: rico em gordura poli-insaturadas, ajuda na redução do colesterol ruim prevenindo doenças do coração. Tem vitamina A, um grande aliado do sistema imunológico, e vitamina E, antioxidante que retarda o envelhecimento.
Amendoim: com ômega 9, reduz o LDL e previne doenças cardiovasculares.
Gergelim: é um alimento de excelente qualidade nutricional graças as altas taxas de ácidos graxos, insaturados, que reduzem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
Soja: possui ômega 6, que afasta doenças cardiovasculares e é indispensável para grávidas, também inibe a demência na velhice e o mal de Alzheimer.
Azeite de oliva: contém, altas taxas de vitamina E, betacaroteno e polifenóis substâncias com efeitos antioxidantes, este óleo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, há pesquisas que diz prevenir o câncer.
Girassol: rico em diversas vitaminas (A, D, E e complexo B), além de minerais e ácidos graxos insaturados.
Canola: é um dos mais saudáveis, tem ômega 3 que previne a arteriosclerose. Além disso, é rico em vitamina E, poderoso antioxidante, e em gorduras monoinsaturadas, que reduzem os níveis de LDL.
Linhaça: tem poder cicatrizante e é rico em ômega 3 gordura que previne e auxilia no tratamento de doenças inflamatórias e cardíacas. Não deve ser superaquecido, pois perde suas propriedades nutricionais.
Olha só quantos óleos do bem!
ResponderExcluirNo caso de aquecer a melhor opção é o de algodão? Eu nem sabia q existia óleo de algodão! Tô por fora =S rs.
Nem eu sabia...mtas variedades né...cada um com seus prós e contras.
ResponderExcluir