Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

11 de agosto de 2013

Talheres e Etiquetas à Mesa

Os talheres existem desde o final do século XII. Os garfos, facas e colheres são peças individuais conhecidas, porém o hábito de usar em conjunto só começou quando a importância de uma mesa bem arrumada e apresentável se tornou expressão de estilo de vida. Basicamente, o que precisamos saber para escolher bem os talheres é o tipo de material com o qual ele é produzido. O aço inox é a matéria-prima mais utilizada, devido sua resistência a corrosão e acidez, além de ser ótimo.

Como saber se os talheres são de qualidade:
O material com o qual os talheres são fabricados não é exclusivamente o mais importante. As características como ele é fabricado também contam na hora de identificar o melhor.

- Qualidade da matéria-prima: o aço é um material de excelente qualidade;
- Espessura do aço: geralmente para a fabricação de colheres e garfos de qualidade, é utilizado uma espessura mínima de 2,5 mm de aço;
- Acabamento: os bons talheres apresentam superfícies bem polidas e sem poros;
- Lâminas afiadas: as facas precisam ter lâminas bem afiadas e um serrilho perfeito;
- Fabricante: geralmente os bons talheres apresentam no verso o nome de seu fabricante gravado.


Conservação e cuidados:
Os talheres  e faqueiros de hoje não requerem muitos cuidados devido a qualidade do material que são produzidos. Eles podem ser lavados em lava-louças, mas alguns cuidados são importantes para uma boa conservação:

- Se for lavar em lava-louças, leia o manual atentamente sobre a dosagem correta de sabão e abrilhantador que pode ser utilizado;
- Procure lavar os talheres logo após o uso, pois o resíduo de sujeira da comida pode danificar o metal.


Utilização:
A correria atual, mudou alguns costumes. A pressa nas refeições por causa de compromissos, tudo isso contribuiu para deixarmos de lado algumas regras de etiqueta. Mas em situações mais formais, certas regras ainda são extremamente necessárias. O uso correto dos talheres e uma regra que nunca saem de moda
Utilizar os talheres de forma correta é mais simples do que pensamos. Por exemplo: uma dúvida comum é porque a faca é colocada do lado direito se a maioria das pessoas é destra para usar o garfo, não a faca. É que segundo, as regras de etiqueta, a faca é usada com a mão direita para cortar o alimento. Depois de cortado o alimento, a faca é depositada na borda do prato, e o garfo é passado para a mão direita, para que este possa levar o alimento à boca. E isso é repetido sempre ao cortarmos um alimento qualquer. Simples mas, veja outras dicas:
- O talher usado nunca é deixado sobre a mesa. Ele sempre descansa sobre a borda do prato quando não está em uso;
- Ao usar uma colher, tome o líquido pelo lado, sem fazer barulho;
- Jamais devemos levar a faca a boca, e também não a usamos para saladas, ovos, tortas, pães, bolos e massas;
- Na mesa de um jantar completo haverá talheres para cada prato e um prato para cada alimento, assim como copos para diferentes vinhos;
- Sempre use os talheres na ordem de fora para dentro;
- As facas ficam à direita do prato, com as costas viradas para fora. Os garfos ficam do lado esquerdo, com os dentes voltados para cima, a menos que o talher tenha um desenho ou brasão no dorso. A colher de sopa também fica do lado direito, tendo as facas (de peixe, de carne etc) entre ela e o prato.


  
Com estas dicas, agora é só servir o jantar!

2 comentários:

  1. Vc tá tão chiquetosa, Ju! Lembrei daquele cena do filme Titanic q o Leo di Caprio olha aquela mesa cheia de talheres e se desespera! rs.

    ResponderExcluir
  2. Vdd...mas ele se sai mto bem, com classe né !!! Rs.

    ResponderExcluir