Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

10 de agosto de 2013

Diferença entre Ovos Caipiras, Orgânicos e de Granja

Não há diferença nutricional entre ovos de casca branca e os de casca vermelha (que na verdade e´muito mais para o marrom, mas o chamam de casca vermelha), menos ainda pode-se dizer que os ovos vermelhos são ovos caipiras.

Vamos esclarecer as dúvidas !!??!?!

Ovos brancos e ovos vermelhos:  cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha que o botou.
Basicamente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam vermelhos. Até aqui não existe nenhuma diferença nutricional.



Ovos de granja: não são ovos de galinhas criadas soltas em granja, este tipo de ovo é produzido num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem sem parar, sem sequer mexer dentro da gaiola e tendo como objetivo colocar ovos.
Essas galinhas têm bicos cortados para aumentar a produtividade, com essa prática, evita-se por exemplo que a ave escolha a ração (que dói) e desperdice alimento, que os ovos sejam bicados e portanto perdidos e que haja canibalismo entre elas.

Desse tipo de criação é que vem os ovos enriquecidos, vitaminados e light. São resultados de uma alimentação diferenciada.

Ovos caipiras: são chamados também de ovos coloniais ou ovos caipiras.
Pela legislação, as galinhas que produzem esses ovos, devem ser criadas fora da gaiola, ciscando livremente. Eles poem ovos em ninhos cobertos. A alimentação nestas criações é toda de origem vegetal e sem pigmentação (que é usada na ração para dar pigmentação mais amarelada à gema, os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento.



Ovos orgânicos: são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico. A galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural. Por exemplo, é proibido a prática de bicagem e confinamento em gaiolas. Estudos dizem que galinhas criadas assim, dão cerca de vezes mais vitaminas A do que os de granja.


Como saber se o ovo está bom?


Dicas

O tempo de cozimento do ovo é de aproximadamente  minutos. Isso favorece a absorção da biotina (vitamina do complexo B).

Evite o cozimento excessivo, a gema pode se tornar esverdeada como resultado da reação entre os compostos da clara e o ferro presente na gema.

Para que a casca do ovo não se rompa, adicione meia colher de chá de vinagre na água do cozimento do ovo.

2 comentários:

  1. Ovo é bão,né? Fundamental em qualquer receitinha e mistura rápida para matar aquela fome ou quando a geladeira já tá esvaziando no final do mês, rs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa aqui em casa comemos mto ovo. Adoro no miojo !!!!

    ResponderExcluir