Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

3 de julho de 2013

Filmes com Tempero de Cozinha I



Comer é muito bom, é muito mais do que saciar a fome.
Muitas vezes nos saboreamos apenas com os olhos !!! 
Dizem que, comemos com os olhos, a boca chega a salivar !!!
Cozinhar é uma ARTE, cada vez mais sofisticada e o cinema soube aproveitar bem isso. Aqui, alguns filmes sobre gastronomia para você se deliciar com os olhos e estômago.

Obs.: Alguns vídeos não estão tão bons, tentamos postar os vídeos com legendas, mas nem todos têm.


1. A Festa de Babette
Dois adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor. Seu banquete impressiona os convidados. Babette havia sido chef de cozinha e trabalhado no chique Café Anglais (que existiu de verdade). O diretor trata a comida como “forma de elevação espiritual”. 




2. Toast
Em 1957 um garotinho de 9 anos tem uma mãe que é péssima cozinheira, ela acredita em comida natural ou fresca, o que desperta nele o desejo por cozinhar e comer coisas saudáveis, com a morte da sua mãe, chega uma empregada, Helena Bonham Carter, uma cozinheira fantástica que logo vira sua madrasta, criando entre eles uma rivalidade por quem faz os melhores pratos para o pai.




3. Julie & Julia
Baseado em duas histórias, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas. Até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível. Julie e Julia evolui na cozinha, mostrando a chef Julia tentando publicar um livro com receitas francesas para americanos. Enquanto isso, anos depois, Julie tem o objetivo de seguir todas as receitas do livro em 365 dias, passando por situações gastronîmicas hilárias, buscando elevar a sua auto-estima e completar um desafio em sua vida.



4. Bella Martha
Martha, com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono, ela é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre, fazendo com que ela tenha que cuidar de sua sobrinha de 8 anos. É quando aparece Mario, um extrovertido cozinheiro que consegue trazer um pouco de alegria para as duas. Originou o filme americano Sem Reservas, clique aqui.



5. Ratatouille
Remy, é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra ideia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguni realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.



Luz...Câmera...Ação !!!!

Brevemente, mais trailers de filmes gastronômicos serão postados.

4 comentários:

  1. Ratatouille é mto fofo e Julie & Julia eu amei!

    ResponderExcluir
  2. O Ratatouille não assiti, o Julie & Julia assisti ontem !!! Te contei o pq no email !!!

    ResponderExcluir
  3. O q??? Vc não viu Ratatouille??? Vc vai amar, é um dos meus desenhos favoritos! tenho certeza q vc vai se apaixonar por ele =)

    ResponderExcluir
  4. Não sou mto fã de desenho, por isso não assisti...e acho que nem vou heim rs. Quem sabe uma hora eu assito. Rs

    ResponderExcluir