Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

4 de julho de 2013

Sais Gourmet

Nas cozinhas de casa, o sal sempre pareceu um ingrediente sem muitos mistérios. Usado como realçador de sabores, na maioria das vezes ele nunca despertou atenções maiores do que salgar os alimentos. Sempre usamos as seguintes frases: "não exagere no sal, sal faz mal a saúde, cuidado para a comida não ficar sem graça".

Muita gente não sabe, mas existe uma grande variedade de sais, que já são amplamente utilizados nas cozinhas dos restaurantes pelo mundo afora e há alguns anos viraram moda no Brasil. Alguns tipos de sais:

Flor do sal: consiste em cristais que formam uma fina camada na superfície da água das salinas, que é coletada, seca e comercializada sem nenhum tipo de refinamento, reservando assim suas características originais. Muito valorizado na "alta gastronomia", por seu sabor apurado com textura crocante, é adequado para a finalização de pratos



Sais aromatizados: a flor do sal também pode ser misturada a diferentes ingredientes para criar um sal aromatizado, extrapolando assim a função de apenas realçar e conferir textura



Sal rosa do Himalaia: a cor dos cristais varia entre levemente rosa e transparente. É extraído de uma mina no Paquistão, em uma reserva natural que já foi mar há cerca de 300 milhões de anos, no pé da cordilheira do Himalaia. Também não passa por nenhum tipo de refinamento, contendo 84 tipos de minerais.



Curiosidades sobre o sal

• Os primeiros a extraírem o sal do oceano foram os chineses;
• O termo salário foi popularizado pelos romanos, primeiros grandes mercadores e consumidores do tempero mais popular que existe;
• Para os orientais era um símbolo de concórdia e amizade.
• A mulher de Ló, segundo a Bíblia Sagrada, foi transformada numa estátua de sal.

2 comentários:

  1. Nossa, q bacana! Não sabia q existia essa variedade de sais, eu só conhecia o sal marinho e o Cisne, rs.

    ResponderExcluir