Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

31 de agosto de 2013

Charutos de Acelga com Camarão no Caldo de Moqueca

Ingredientes:
Para 12 charutos pequenos – servem 2 pessoas.
- 24 camarões médios limpos e descascados;
- 06 folhas de acelga bem bonitas;
- 02 tomates sem polpa picados grosseiramente (serão batidos depois);
- 01 cebola;
½ limão;
- 03 dentes de alho picados ou amassados;
- 02 pimentões grandes sem sementes picados grosseiramente (usei um vermelho e um verde);
½ pimenta dedo de moça com as sementes;
- 01 vidro de leite de coco;
- Coentro picadinho a gosto ou, para quem não gosta, como eu, cheiro verde;
- Azeite comum e azeite de dendê para refogar;
- Sal a gosto.

Preparo:
Lave bem os camarões e tempere com o suco de meio limão e uma pitada de sal. Reserve.

Ferva 2 litros de água. Enquanto isso, lave as folhas de acelga, corte a parte branca do talo deixando apenas a parte verde da folha. Divida cada folha ao meio e, se ainda restar parte branca (dura e difícil para enrolar) no meio, retire com uma faquinha sempre tomando cuidado para não estragar a folha onde serão enrolados os camarões. Coloque todas as folhas na água fervente por apenas 2 minutos! Em seguida, escorra e passe sob água fria. Deixe escorrendo e reserve.

Em uma panela, de preferência de fundo grosso, refogue os camarões em 2 colheres de azeite comum + 2 colheres de azeite de dendê. Se você gosta muito de dendê, pode usar só ele para isso. Eu gosto de leve, então misturei. Lembre-se: o camarão ficou rosado, tá bom. Se cozinhar demais, fica borrachudo.

Reserve esses camarões refogados e, na mesma panela, refogue a cebola até dar uma murchada, em seguida o alho até dourar, e então coloque os tomates, os pimentões, a pimenta picadinha e uma pitada de sal. Mexa bem por uns 2 minutos, tampe a panela e deixe abafar em fogo baixo por 5 minutinhos. Coloque o coentro ou o cheiro verde no minuto final desse cozimento. Desligue e bata com o mixer ou no liquidificador. Reserve.

Pegue cada folha de acelga, coloque 2 camarões juntinhos bem no centro, dobre as laterais para dentro e vá enrolando. No final, coloque o charuto na palmão da sua mão e aperte, de leve e com cuidado, para retirar o excesso de água da acelga. Vá fazendo isso até acabarem os camarões. A quantidade de camarão e acelga está certinha para 12 charutinhos.

Charutos prontos, leve o caldo de volta ao fogo médio e coloque o leite de coco. Mexa bem, prove o sal e acerte, caso necessário. Se achar que está com pouca pimenta, coloque molho de pimenta vermelha. O legal desse caldo é ficar suavemente picante para contrastar com o sabor delicado da acelga e do camarão.

Agora coloque os charutos dentro do caldo misturando-os delicadamente para cobrir cada um com esse caldo mas sem que os charutos desmontem. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 3 minutos, apenas. Tcha ran!! Tá pronta sua refeição deliciosa e com cara de gourmet!

Você pode servir com arroz branco enfeitado de fitas de coco, um arroz com açafrão, uma farofinha feita no dendê apenas com farinha, cebola e cheiro verde ou de outra forma que você imagine que combine. E para jantares e festinhas, sirva como entrada ou finger food (coloque em um ramequim pequeno primeiro o caldo até a metade da altura e depois o charuto por cima. Sirva com uma colher de sobremesa)

Eu garanto que o gostinho desse prato ficará na sua lembrança por pouquíssimo tempo, porque você vai querer fazer de novo e de novo e de novo. Eu comi ontem e já não vejo a hora de fazer de novo.

Acompanhamento: Arroz de Coco

Ingredientes:
- 01 colher de óleo;
- 02 xícaras (chá) de arroz;
- 03 copos de água (coloque aos poucos);
- 01 garrafa de leite de coco;
- Coco ralado (coco mesmo, não serve de pacote);
- Sal.

Preparo:
Refogue a cebola no óleo e refogue o arroz, coloque água e deixe ferver.
Acrescente o leite de coco, sal e o coco ralado.
Não deixe ficar aguado.
Sirva com peixe.







By Alline e Danilo

2 comentários:

  1. ô receitinha boa!
    pra quem curte uma comidinha bahiana, essa é a pedida!

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaa, vc é chique demaaaaaaaais da conta !!!! A mesa tá linda, a receita tambéeeeeeeeeem !!!!!

    ResponderExcluir