A gastronomia italiana ao contrário do que muitos pensam não se resume em pizza e macarrão. em geral a gastronomia italiana contem massas em seus pratos, com fortes influências de diversos povos, climas, solos e relevos, a gastronomia italiana tem suas diversidade de pratos nesse mix de fatores.
Lasanha a Bolonhesa (molho de tomate com carne moída e mussarela).
Noque (ao sugo e queijo parmesão).
Macarrão ao Sugo (molho de tomate com porpetas).
Rondelli (quatro queijos).
Brodo (caldo de frango com capeletti).
Tiramisù (camadas de pão de ló embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo).
Dentro do cenário gastronômico italiano, também há a Cozinha Mediterrânea, principalmente na parte meridional e nas ilhas da Sicília e Sardenha, a qual é conhecida pelos italianos como “cozinha sadia”, rica em carboidratos, frutas, verduras, peixes, pouca carne e muito óleo de oliva. Salames, queijos e vinhos de primeira linha completam a riquíssima cozinha tipicamente regional de todas as partes da Itália e apreciadas em todo o mundo.
Nossa, eu não sabia q essa sopinha de frango com capeletti chama-se Brodo, é uma delícia! Minha vovó sempre fazia e quando não tinha capeletti, ela fazia uma massinha diferente e dizia q era a versão pobre,rs.
ResponderExcluirNem eu...Brodo deve ser a forma mais sofisticada...aquele dia que fomos na Bella Paulista tomamos sopa de capeletti, lembra? Tenho até uma foto da sopa !!! Rsrsrs.
ExcluirLembro sim, as sopas estavam uma delícia. Precisamos repetir aquele passeio!
ExcluirNossa, a gte só pensa em, comer, comer, comer e comeeeeeer rsrs.
ResponderExcluir