Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

15 de setembro de 2013

Sal e Sódio

O sal de cozinha ou sal comum é, na verdade, o mineral cloreto de sódio, um nutriente essencial para nosso organismo, pois contribui para a regulação dos fluidos e atua na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Na alimentação, o sal é visto como vilão pois aumenta a retenção de líquidos, a pressão arterial e está associado a doenças cardiovasculares e renais, que estão as primeiras causas de internações e óbitos.



Para diminuir os males que o sódio pode trazer, os médicos indicam a prática de exercícios físicos que ajudam a manter sob controle os níveis de sódio.


Sal, o vilão essencial à nutrição
Sem o sal no organismo, nós começamos a sentir letargia (perda temporária de sensibilidade), fraqueza, convulsões e outros. Já o excesso, além das doenças acima, pode trazer dor de cabeça, delírio, parada respiratória e vermelhidão da pele. O equilíbrio é a palavra chave no consumo de sal e sódio. Ao decidir pela redução do sal na sua rotina, lembre-se que o organismo demora cerca de 3 meses para se adaptar.


75% do sal que ingerimos vem dos próprios alimentos que não adicionamos sal. Alguns alimentos são ricos em sódio, como é o caso dos embutidos (salsichas, linguiças, presunto, mortadela).


Para ter uma alimentação saudável, não se deve cortar o sal completamente do cardápio, mas é preciso evitar alimentos que possuem muito sódio.


Saiba como reduzir o sal:

- Prefira os alimentos frescos, em vez dos industrializados;

- Evite os temperos prontos e os caldos concentrados, eles são ricos em sódio, glutamato monossódico;

- Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de fruta para temperar alimentos;

- Evite também o uso de gordura animal como bacon, toucinho;

- Tente não acrescentar sal no alimento depois de pronto.


2 comentários:

  1. Sal é um dos vilões, junto com o açúcar e a farinha de trigo. Essa tríplice é conhecida como os " 3 vilões brancos". E o pior, os 3 são tão bons, né? rs. Toda receitinha envolve os danados!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar dos 3 vilões brancos, interessante. Eu adoro comida bem temperada com sal, preciso maneirar.

    ResponderExcluir