Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

6 de julho de 2013

Cores - Azul

O AZUL significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, céu, infinito, sonho e pensamento. É a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia.

O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência, por isso é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia.

A experiência cognitiva do ser humano relaciona cores quentes, como vermelho e laranja, a alimentos doces, o verde por sua vez, é associado a comidas ácidas e azedas, já o AZUL remete a coisas mofadas ou estragadas, por isso, pode até ser que, há milhões de anos, tenham existido alimentos naturais azuis, mas eles foram deixados de lado pelos nossos ancestrais e acabaram sendo extintos. A cor azul é tão desestimulante para o nosso apetite que algumas dietas de emagrecimento até recomendam o uso de pratos azuis para diminuir a fome dos comilões !!!














Dentre os diferentes efeitos na saúde destaca-se a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e a baixa pressão arterial.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu aaaamo azul, mas não existem comidas azuis né !!! Que peninha !!!

      Excluir
  2. É mesmo, acho q só balas, chicletes e algodão doce! Tudo artificial!

    ResponderExcluir
  3. Vdd, só essas coisas artificiais, com corantes...pq naturais msmo, não existe !!

    ResponderExcluir