Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

29 de agosto de 2013

Bebidas: Escolha Corretamente

Este guia vai ajudar você na difícil tarefa de combinar as bebidas com os alimentos. Mais do que uma questão de etiqueta, esta combinação leva em conta fatores como valor nutricional, sabor e, claro, o prazer de acompanhar seu prato preferido com a bebida que melhor combinar com ele.
Vinho branco: combina com peixes em geral, frutos do mar, carne de porco e queijos azuis. Também combina muito bem com aves de carne branca. 



Vinho tinto: como indicam os someliérs, fica muito bem quando acompanha massas e culinária italiana de modo geral. Também é uma boa pedida para carne vermelha, queijos secos e frutas vermelhas.



Cerveja: uma das preferências nacionais, vai bem com petiscos em geral, defumados, frituras, frios entre outros. Descem perfeitas quando acompanham um bom churrasco ou outro tipo de carne grelhada.



Caipirinha: criação nossa, combina com aperitivos e frituras. A acidez do limão cai perfeitamente com as frituras, carnes com gorduras e, não podemos esquecer da feijoada.

Espumantes: estão na moda, não há dúvida. É uma bebida que fica bem com qualquer refeição. O brut harmoniza com aperitivos, canapés, salmão defumado, sushi, mariscos, framboesas e cerejas frescas e o semi seco com sobremesas não muito doces.

Uísque: viajamos agora para as planícies da Escócia. Vale lembrar que seu alto teor alcoólico dificulta a combinação com alimentos. O uísque só fica bom com pratos condimentados, aromáticos e picantes, e mesmo assim sem exageros.

Será que existe um único item que possa combinar com toda esta rápida seleção de bebidas? Claro. Moderação. Procure por fabricantes e rótulos de qualidade. 
Acima de tudo vale lembrar que se dirigir, não beba!

3 comentários: