Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

31 de agosto de 2013

Charutos de Acelga com Camarão no Caldo de Moqueca

Ingredientes:
Para 12 charutos pequenos – servem 2 pessoas.
- 24 camarões médios limpos e descascados;
- 06 folhas de acelga bem bonitas;
- 02 tomates sem polpa picados grosseiramente (serão batidos depois);
- 01 cebola;
½ limão;
- 03 dentes de alho picados ou amassados;
- 02 pimentões grandes sem sementes picados grosseiramente (usei um vermelho e um verde);
½ pimenta dedo de moça com as sementes;
- 01 vidro de leite de coco;
- Coentro picadinho a gosto ou, para quem não gosta, como eu, cheiro verde;
- Azeite comum e azeite de dendê para refogar;
- Sal a gosto.

Preparo:
Lave bem os camarões e tempere com o suco de meio limão e uma pitada de sal. Reserve.

Ferva 2 litros de água. Enquanto isso, lave as folhas de acelga, corte a parte branca do talo deixando apenas a parte verde da folha. Divida cada folha ao meio e, se ainda restar parte branca (dura e difícil para enrolar) no meio, retire com uma faquinha sempre tomando cuidado para não estragar a folha onde serão enrolados os camarões. Coloque todas as folhas na água fervente por apenas 2 minutos! Em seguida, escorra e passe sob água fria. Deixe escorrendo e reserve.

Em uma panela, de preferência de fundo grosso, refogue os camarões em 2 colheres de azeite comum + 2 colheres de azeite de dendê. Se você gosta muito de dendê, pode usar só ele para isso. Eu gosto de leve, então misturei. Lembre-se: o camarão ficou rosado, tá bom. Se cozinhar demais, fica borrachudo.

Reserve esses camarões refogados e, na mesma panela, refogue a cebola até dar uma murchada, em seguida o alho até dourar, e então coloque os tomates, os pimentões, a pimenta picadinha e uma pitada de sal. Mexa bem por uns 2 minutos, tampe a panela e deixe abafar em fogo baixo por 5 minutinhos. Coloque o coentro ou o cheiro verde no minuto final desse cozimento. Desligue e bata com o mixer ou no liquidificador. Reserve.

Pegue cada folha de acelga, coloque 2 camarões juntinhos bem no centro, dobre as laterais para dentro e vá enrolando. No final, coloque o charuto na palmão da sua mão e aperte, de leve e com cuidado, para retirar o excesso de água da acelga. Vá fazendo isso até acabarem os camarões. A quantidade de camarão e acelga está certinha para 12 charutinhos.

Charutos prontos, leve o caldo de volta ao fogo médio e coloque o leite de coco. Mexa bem, prove o sal e acerte, caso necessário. Se achar que está com pouca pimenta, coloque molho de pimenta vermelha. O legal desse caldo é ficar suavemente picante para contrastar com o sabor delicado da acelga e do camarão.

Agora coloque os charutos dentro do caldo misturando-os delicadamente para cobrir cada um com esse caldo mas sem que os charutos desmontem. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 3 minutos, apenas. Tcha ran!! Tá pronta sua refeição deliciosa e com cara de gourmet!

Você pode servir com arroz branco enfeitado de fitas de coco, um arroz com açafrão, uma farofinha feita no dendê apenas com farinha, cebola e cheiro verde ou de outra forma que você imagine que combine. E para jantares e festinhas, sirva como entrada ou finger food (coloque em um ramequim pequeno primeiro o caldo até a metade da altura e depois o charuto por cima. Sirva com uma colher de sobremesa)

Eu garanto que o gostinho desse prato ficará na sua lembrança por pouquíssimo tempo, porque você vai querer fazer de novo e de novo e de novo. Eu comi ontem e já não vejo a hora de fazer de novo.

Acompanhamento: Arroz de Coco

Ingredientes:
- 01 colher de óleo;
- 02 xícaras (chá) de arroz;
- 03 copos de água (coloque aos poucos);
- 01 garrafa de leite de coco;
- Coco ralado (coco mesmo, não serve de pacote);
- Sal.

Preparo:
Refogue a cebola no óleo e refogue o arroz, coloque água e deixe ferver.
Acrescente o leite de coco, sal e o coco ralado.
Não deixe ficar aguado.
Sirva com peixe.







By Alline e Danilo

30 de agosto de 2013

Sorvete de Suspiro

Ingredientes:
- 300 ml de creme de leite;
- 30 g de chocolate amargo (frio);
- 100 g de suspiros;
- Morangos (opcional).

Preparo:
Bata um pouco o creme de leite, até ficar homogêneo.
Pique o chocolate frio, pois se estiver na temperatura ambiente pode derreter e jogue na mistura. Mexa rapidamente e eme seguida, coloque os suspiros amassados com as próprias mãos (grosseiramente). Volte a misturar tudo, com leveza, para levar ao congelador por 1 dia. Antes cubra uma forma de terrine ou bolo inglês com filme plástico PVC, deixando sobrar um pouco pelas bordas para retirar com facilidade depois de congelado.

Para servir, corte o bolo de sorvete em fatias e sirva com os morangos.

Obs.: Coloquei um outro tipo de plástico, na hora de desenformar não deu muito certo. 
As fotos são de duas receitas, ou seja dobrei os ingredientes !!!












Boooooom demaaaaais !!

29 de agosto de 2013

Bebidas: Escolha Corretamente

Este guia vai ajudar você na difícil tarefa de combinar as bebidas com os alimentos. Mais do que uma questão de etiqueta, esta combinação leva em conta fatores como valor nutricional, sabor e, claro, o prazer de acompanhar seu prato preferido com a bebida que melhor combinar com ele.
Vinho branco: combina com peixes em geral, frutos do mar, carne de porco e queijos azuis. Também combina muito bem com aves de carne branca. 



Vinho tinto: como indicam os someliérs, fica muito bem quando acompanha massas e culinária italiana de modo geral. Também é uma boa pedida para carne vermelha, queijos secos e frutas vermelhas.



Cerveja: uma das preferências nacionais, vai bem com petiscos em geral, defumados, frituras, frios entre outros. Descem perfeitas quando acompanham um bom churrasco ou outro tipo de carne grelhada.



Caipirinha: criação nossa, combina com aperitivos e frituras. A acidez do limão cai perfeitamente com as frituras, carnes com gorduras e, não podemos esquecer da feijoada.

Espumantes: estão na moda, não há dúvida. É uma bebida que fica bem com qualquer refeição. O brut harmoniza com aperitivos, canapés, salmão defumado, sushi, mariscos, framboesas e cerejas frescas e o semi seco com sobremesas não muito doces.

Uísque: viajamos agora para as planícies da Escócia. Vale lembrar que seu alto teor alcoólico dificulta a combinação com alimentos. O uísque só fica bom com pratos condimentados, aromáticos e picantes, e mesmo assim sem exageros.

Será que existe um único item que possa combinar com toda esta rápida seleção de bebidas? Claro. Moderação. Procure por fabricantes e rótulos de qualidade. 
Acima de tudo vale lembrar que se dirigir, não beba!

28 de agosto de 2013

Asinhas de Frango ao Forno

Ingredientes:
- 02 kg de asinhas e coxinhas de frango;
- 01 cebola grande (em rodelas);
- 02 batatas grandes (em palitos);
- 1/2 pacote de creme de cebola;
- 02 colheres (sopa) de colorau;
- 01 cabeça de alho;
- 02 colheres (sopa) de vinagre;
- Sal e salsinha a gosto.

Preparo:
Tempere as asinhas/coxinhas com sal, alho, vinagre, colorau e creme de cebola.
Coloque na assadeira e salpique a salsinha.
Por cima coloque a cebola e a batata picada (você pode passar um pouco de sal antes de colocar na assadeira, para não ficar sem sabor, ou mesmo misturar com o tempero das asinhas/coxinhas).
Cubra com o papel alumínio, lembrando que o lado laminado é para dentro.
Asse por mais ou menos 1 hora e meia e depois retire o papel alumínio para dourar as asinhas/coxinhas.





 





27 de agosto de 2013

Bolo de Cenoura (sem óleo)

Ingredientes:
- 03 cenouras pequenas;
- 01 xícara (chá) de leite;
- 01 xícara (chá) de açúcar;
- 02 xícarás de farinha de trigo;
- 02 ovos;
- 02 colheres (sopa) de margarina (sem sal de preferência);
- 01 colher (sopa) de fermento em pó;
- 01 barra de chocolate.

Preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, EXCETO  a farinha de trigo e o fermento.
Coloque a farinha de trigo em um refratário e junte a massa feita no liquidificador misturando com uma colher de pau até homogenizar.
Junte o fermento e misture com delicadeza.
Coloque em uma forma untada e enfarinhada e deixe em forno médio por 20 à 25 minutos.

Cobertura:
Derreta em banho maria as drágeas de chocolate.

Vídeo legal para ajudar os novatos na cozinha, que tem dúvidas em como derreter o chocolate em banho maria. Assista aqui.



 


26 de agosto de 2013

Cores (Preto)

A cor BRANCA ajuda na calcificação ou soldagem dos ossos.
As pessoas usam o PRETO para serem discretas, as mulheres e homens gordos escondem-se muito atrás do preto, esperando parecer magros.

A dualidade Preto e Branco, vem sendo usada constantemente. Veja que não pe uma simples ideia de contraste ou uma coisa bonita aos olhos.

Yin e Yang é um dos símbolos mais usados, Yin e yang são considerados opostos. Yin representa eternidade, a escuridão, o feminino, a lua Yang, é o seu oposto, representa a luz, masculino, o lado direito do corpo, o Sol. 





25 de agosto de 2013

Pastéis (doce de leite com banana, carne, escarola)

Ingredientes:
- Massa de pastel (rolo inteiro);
- 400 g carne moída;
- 300 g de queijo mussarela;
- 01 maço de escarola;
- 05 bananas nanicas;
- 01 pote de doce de leite;
- Açúcar e canela;
- 01 cabeça de cebola;
- Sal e salsinha.

Doce de leite com banana, açúcar e canela:
Abra a massa. Recheie com doce de leite e banana (picada ou amassada). Depois de fritos, passar no açúcar e canela.






Escarola:
Enrole e corte a escarola em fatias finas. Reserve.
Refogue meia cabeça de cebola, e acrescente a escarola.
Depois de tudo refogado, coloque a escarola num escorredor para que solte toda a água do refogado, água que a própria escarola "solta". Se não fizer este processo, esta água irá amolecer, dissolver a massa do pastel.
Abra a massa e recheie com a escarola e queijo mussarela. 




É preciso deixar escorrendo a escarola depois de refogada, para que sai o excesso de água, senão na hora de rechear o pastel, a água irá amolecer a massa e consequentemente fura-lá. Olhem a água que sai !!!!




 

Carne
Refogue a outra metade da cabeça de cebola.
Acrescente a carne. Reserve.
Abra a massa e recheie com o queijo mussarela.





 

Você pode rechear o pastel com os ingredientes que você quiser, tiver.
Só usar a criatividade !!!!